Porém à procura do penta

Apesar de não estar na luta pelo campeonato, Ricardo Porém, vencedor no ano passado, poderá conquistar a Baja Portalegre 500 pelo quinto ano consecutivo na categoria de carros, o que, se acontecer, será a primeira vez na história desta prova.

A 32º edição da principal prova de todo-o-terreno em Portugal começa esta noite com a cerimónia de partida no jardim do Tarro. Até sábado, cerca de quatro centenas de participantes vão percorrer 553 quilómetros, 423 dos quais cronometrados.

Para além da possibilidade do penta de Porém, a prova deste ano tem outros motivos de interesse como as prestações de Stéphane Peterhansel e Nani Roma. Ambos os condutores já ganharam o Rally Dakar em motas e carros, sendo que o piloto francês é recordista de vitórias nas duas categorias. Ambos vão participar na categoria dos carros pela equipa X-Raid com um Mini (equipa vencedora do Rally Dakar de 2012 a 2015).

Outro participante com nome sonante é André Villas-Boas, treinador de futebol, e amante do Todo-o-Terreno. Presente estará também Vladimir Vasyliev, piloto da G-Energy, que disputa o segundo lugar no mundial de TT. Caso consiga um bom lugar na Baja, o piloto russo deve chegar a essa posição, uma vez que está a 2 pontos de o conseguir e o piloto que ocupa esse lugar – Martin Prokop – não vai estar presente na prova.

Luís Oliveira, que venceu a prova em 2016 e que teve um tremendo azar em 2017, após a sua moto ter um problema a 20 quilómetros do fim, vai à Baja procurando vingar-se do sucedido e tentar ganhar a prova este ano.

No que toca às competições nacionais, Hélder Oliveira, João Ramos, Tiago Reis e Pedro Ferreira decidem o título de Campeão Nacional de TT. Quanto ao Campeonato Nacional de Motos, será decidido entre António Maio e Mário Patrão. O Campeonato Mundial de T3, o Campeonato Nacional de SSV e outras provas também estarão em destaque nesta edição.

Na Baja deste ano vai decidir-se o campeão do Desafio Total Mazda, cuja luta é entre Bruno Rodrigues / Ricardo Claro (prot. 704) e os anteriores campeões do Desafio, Pedro Dias da Silva / José Janela (prot. 620). A diferença é de 3 pontos, e só a vitória e um possível 2º lugar possibilitam a vitória do Mazda 620 pela 2ª vez na competição.

Uma das novidades da Baja de 2018 será a “Mini-Baja”, que é um projeto de formação de jovens pilotos de Todo-o Terreno (TT) em motos, com uma pequena novidade – Nelly Caisova, de 15 anos e proveniente da Republica Checa, vai ser uma das duas raparigas a participar, na companhia de mais 13 jovens portugueses.

A Baja Portalegre 500 é um dos principais eventos que decorrem na cidade e, por isso, há uma mobilização dos adeptos da modalidade. É o caso de Manuel Carvalho que reconhece que a “a ansiedade já é muita. Estive um ano à espera para que pudesse voltar a ver este espetáculo”.

Autores: Ana Ventura, Alexandre Freitas, Diogo Santos
Topo