A importância do jornalismo político no exercício da democracia

Num primeiro olhar, Jornalismo e Política parecem distintos, no entanto, a democracia não sobrevive longe desses conceitos: o direito de informar e ser informado é fundamental. 

O técnico superior do Politécnico de Portalegre, José Polainas ressalta a importância da relação da democracia com o jornalismo: “A democracia também se constrói com base no jornalismo isento […] que permita levar às pessoas a discussão, mas também que as pessoas utilizem esse mesmo jornalismo para divulgarem as suas ideias, as suas opiniões e os seus contraditórios.”. 

No painel Os ecos do silêncio, o investigador Giovanni Ramos destacou que: “isso é um problema, as pessoas em desertos de notícias votam ‘normal’, mas sem se informar da forma adequada, muitas vezes (de forma) não profissional e com falhas. O jornalismo e a informação profissional são muito importantes.” Nos concelhos onde há uma lacuna na cobertura jornalística propiciam a desinformação e o desinteresse da população. Um exemplo disso foi a situação nas mesas de voto AD e ADN, partidos diferentes, mas que foram confundidos na hora da votação. Dessa forma, as pessoas queriam votar em um e votavam em outro.

O jornalista do jornal “Setenta e Quatro” Ricardo Cabral, destacou o aumento de comentadores dedicados à política. Em resposta à questão colocada sobre o que achava da cobertura jornalística das eleições, o jornalista afirmou que “Há uma espetacularização que dominou as televisões e portanto debateu-se mais qualidade individuais, alianças pós governação e a espumas do dia […] do que propriamente as propostas políticas”. No final, Ricardo Cabral não deixa de reforçar que a cobertura jornalística foi muito boa.

José Polainas concorda com o jornalista: “Eu julgo que atualmente há demasiados opinadores, demasiados especialistas, demasiada opinião, demasiada divulgação e potenciação dessa opinião, que pode até prejudicar a própria decisão daquilo que depois tem de votar ou decidir e votar.” 

O Jornalismo Político é uma área central na democracia e é essencial para a formação de uma ideia, de uma opinião e auxiliar as pessoas na hora de votar. A informação tem de ser rigorosa e transparente. 

 

Autores: Deniz Degerli, Daniel Santos, Camille Vizzoni, Madalena Barreiros

Topo