Associação Pais em Rede quer reativar núcleo em Ponte de Sor

A associação “Pais em Rede” quer reabilitar o núcleo do Alto Alentejo que se encontra desativado desde 2016, no sentido de dar uma resposta mais próxima aos pais e crianças com deficiência.

A intenção foi anunciada recentemente durante a realização de uma sessão na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Portalegre. A “Pais em Rede” é uma associação não governamental que atua a nível nacional com a missão de ajudar pais de crianças com deficiência.

Na região alentejana existem dois núcleos da associação, um em Évora e outro em Ponte de Sor, no Alto Alentejo e é este último que se encontra desativado e que a associação diz que pretende agora reativar. “As pessoas sentem-se perdidas, precisam de uma informação, precisam de apoio e é neste sentido que estamos aqui”, diz Francisco Andrade, mobilizador do núcleo da Pais em Rede no Alto Alentejo.

Com o 11º aniversário da associação assinalado este ano, Júlia Serpa Pimentel, presidente da associação, afirma que as expectativas futuras são o crescimento da associação bem como o aumento de núcleos independentes e autónomos por todos os distritos do país. A diferença é algo que chama a atenção de todos e foi com uma história peculiar que surgiu a associação “Pais em Rede”.

“Incluir as pessoas com deficiência na sociedade para que tenham uma resposta na comunidade onde estão a viver” é a principal vantagem da “Pais em Rede”, diz Cláudia Mendes, mãe de uma criança portadora de deficiência e vogal da associação. Cláudia Mendes apela ainda a que se comece “a olhar para as pessoas com deficiência com um outro olhar, com um pouco mais de abertura e solidariedade. Porque estas pessoas gostam de ter amigos e de ser integradas na comunidade”.

A associação tem vários projetos, um deles envolveu escritores e ilustradores. O projeto denomina-se “Coleção meninos especiais” e baseia-se na produção de livros onde histórias “diferentes”, mas baseadas em vidas reais, são contadas e ilustradas, como explica Isabel Felgueiras.

Autor: Rafaela Mendes

Topo