Tributos XXVIII edição das Jornadas da Comunicação

Joana Grilo, a presidente das Jornadas, entregou o primeiro tributo ao representante da Associação Ficha Tripla. Ex-aluno do Politécnico de Portalegre, Rafael expressou seu contentamento em estar presente no evento: “Passei bons tempos em Portalegre, foi aqui que me formei. É muito satisfatório para mim e para Ficha estarmos aqui hoje”. Em seguida, falou sobre a atuação da Associação no mercado atual: “Hoje em dia é uma dificuldade tremenda para criar conteúdo, porque estamos utilizando plataformas que têm vida própria basicamente.”

O Jornalismo não foi esquecido.  O homenageado foi Ricardo Cabral,  representante do Setenta e Quatro, um jornal digital que surgiu durante a pandemia para desafiar a extrema direita e os discursos de ódio. Para Ricardo, o principal desafio durante o período de funcionamento do Setenta e Quatro foi entender como criar um jornal do zero, com uma redação constituída por apenas quatro pessoas e sem experiência editorial :“A mensagem que o Setenta e Quatro passa é que é possível fazer um jornalismo diferente, porque o jornalismo que se faz não é devido a recursos financeiros, mas sim a escolhas editoriais.”

Por fim, o Vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Fernando Rebola, destacou a importância das Jornadas serem um evento feito por alunos para alunos. Além dele, também se reuniram à mesa o Diretor da Escola de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Alexandre Martins, e a Sub-coordenadora do curso de Jornalismo e Comunicação, Adriana Guimarães. Com a intervenção da Vice-presidente das jornadas, Rita Nobre, foram feitos os agradecimentos finais e a estima de uma XXIX edição de sucesso.

 

Autoras: Camille Vizzoni e Giulia Goldoni

Topo