Exposição que mostra o papel da mulher através da tapeçaria aberta até ao final do ano

Obras recordam as primeiras mulheres que trabalharam a arte da lã.

A exposição “Arte no Feminino – Conceber e Tecer, Tecer e Conceber” está aberta ao público até 31 de dezembro, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e tem a curadoria de Ana Gonçalves.

A exposição, conta com trabalhos de tapeçaria contemporânea que sublinham o papel da mulher na Arte Têxtil, recordando a arte das primeiras mulheres que trabalharam e desenvolveram a Arte da Lã, e utilizaram a tapeçaria como forma de afirmação e emancipação. Com maior liberdade criativa, uso de formas mais orgânicas e materiais alternativos. No total, estão representadas 34 artistas, entre as quais Gisella Santi, Maria Flávia Monsaraz e Vanessa Barragão.

Para Ana Gonçalves, esta exposição, não só é importante para a cidade, como para o país. “É importante para o país e para a cidade, torna-se apelativa para que os amantes de tapeçarias estrangeiros nos visitem cada vez mais. Temos tido muita publicidade por parte dos artistas que têm relações internacionais, o que coloca Portalegre como capital da arte têxtil.” Refere ainda que é um exclusivo do museu, que não vai ser encontrado em mais nenhum lado. “Foi concebida para este museu, para esta sala, com muita vontade dos artistas, sabiam que era difícil de reunir, e todos os envolvidos estavam apreensivos se iria resultar. São muitas peças, 34 artistas e 47 conjuntos, divididas pelo arco temporal de 52 anos. Felizmente, com este espaço tudo se conseguiu fazer”.

Autor: Mariana Pinho

Topo