Portalegre: O retrato de uma cidade habitada pelo vírus

Portalegre é um dos concelhos portugueses em risco extremamente elevado. Há mais de um mês nesta condição, o concelho é também o único do Alto Alentejo onde se registam mais de 20 pessoas falecidas por causa da Covid-19. O primeiro óbito deu-se no dia 14 de novembro. Além disto, a capital de distrito vê-se a braços com vários surtos.

“As pessoas começam a ter noção de que, afinal, isto não é só um problema dos outros concelhos”

Por força das restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo de Portugal aos concelhos em risco muito elevado e extremamente elevado, a Polícia de Segurança Pública de Portalegre tem como missão garantir que todo o setor da restauração e os habitantes da cidade cumprem as regras que ditam um recolhimento obrigatória a partir das 23horas, durante a semana, e partir da uma da tarde. Se no início da pandemia o número de casos em Portalegre não era motivo de alarme, atualmente a situação inverteu-se. Por isso mesmo, o comissário Fernando Santos explica que “quando nós não estávamos neste risco elevado talvez houvesse uma ideia de que a pandemia não nos atacasse. Havia um pouco esse pensamento de que não seria um problema dos portalegrenses. Agora com o elevado número de casos as pessoas começam a ter noção de que, afinal, isto não é só um problema dos outros concelhos nem do resto do país. Julgo que todos estão a perceber isso e, por iniciativa própria, começa-se a ter outro tipo de comportamento”.

Desde o momento em que o vírus chegou a Portugal a PSP foi chamada para manter a ordem pública. Em Portalegre, Fernando Santos diz nunca ter havido grandes problemas e acrescenta: “Sempre que foram detetadas as violações das regras a Polícia de Segurança Pública nunca deixou de agir e de atuar em conformidade. São situações que vão acontecendo isoladamente, às vezes até por desconhecimento ou de menos preocupação por parte das pessoas. Sempre que isso aconteceu as coisas foram sendo resolvidas dentro daquilo que é a legalidade imposta”. Para garantir que tudo corre bem na capital de distrito, esta força de segurança faz diversas rondas pela cidade.

Município de Portalegre tem 15 mil euros para ajudar comércio e restauração

O comércio local é um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Em Portalegre, os lojistas vêm-se obrigados a manter os espaços encerrados durante as tardes de sábado e domingo, a partir das 13 horas. Em linha com aquelas que são as medidas aplicadas aos concelhos de risco extremamente elevado, a Rua do Comércio é sinónimo de cumprimento das regras, mas também de um futuro cada vez mais incerto para quem lá tem o seu negócio.

Numa tentativa de ajudar comerciantes e restauração, a Câmara Municipal de Portalegre lançou a iniciativa “Compro e Ganho no Comércio Local!”. Ao todo o município investe 15 mil euros na ação.

Portalegre reforça divulgação de medidas contra a Covid-19

Com mais de 600 casos desde março, a Câmara Municipal de Portalegre tem-se juntado à DGS no discurso sobre as medidas para minimizar o número de contágios. Através do seu site e das redes sociais, o município tem reforçado os alertas e atualiza, diariamente, a situação do concelho.

Neste jogo, reavive a memória sobre as principais medidas de combate ao novo coronavírus:

Autor: João Buxo

Topo