Lojistas de Portalegre esperam Natal sem vendas

Comerciantes portalegrenses adotam medidas para melhorar as vendas na época do Natal: as redes sociais são uma das apostas de divulgação. 

Com o aumento exponencial de casos de covid-19 em Portalegre, o comércio local sofreu uma grande quebra nas vendas. Vários comerciantes mostram a sua apreensão em relação ao panorama atual – a receita não justifica o espaço aberto e muitos falam mesmo em fechar portas se a situação se mantiver assim até ao Natal.

“Ruas vazias e vendas escassas” é o cenário atual na Rua do Comércio. Os comerciantes afirmam que é visível o receio por parte das pessoas em frequentar espaços públicos.

Alexandra Trindade, funcionária da PTN Store, conta que a afluência de pessoas é menor quando são conhecidas as novas regras, mas que, “a pessoa que quer comprar, sai”.

As limitações de horário implementadas pela Direção-Geral de Saúde vieram complicar o funcionamento de vários estabelecimentos em Portalegre que, em contexto normal, estariam de portas abertas nos sábados à tarde.

Sílvia Rodrigues, funcionária do pronto a vestir Chapelaria Garcia, apostou em publicitar os seus produtos 100% portugueses na página de Facebook. A funcionária explica que o cliente vê o produto na rede social e vai à loja para o comprar. Contudo, prevê “um Natal fraquinho”, pois “estamos a um mês do Natal e esta situação não ajuda em nada”.

Com a época natalícia à porta, os pequenos empresários adotaram algumas estratégias para atrair os clientes: antecipar a Black Friday, aplicar descontos em artigos selecionados e divulgar produtos nas redes sociais das lojas, são algumas das soluções encontradas para subir as vendas. Os comerciantes de Portalegre criaram em conjunto uma página de Facebook (Comércio de Portalegre), para a divulgação dos seus produtos.

Vitória Ramalhete, da loja Estilegre, afirma que é necessário “tentar minimizar os estragos”, mas  a comerciante não se encontra otimista em relação ao Natal. “Não vai ser bom”, lamenta a proprietária revelando apreensão quanto às medidas que possam ser aplicadas.

Apesar de a receita não se revelar suficiente para colmatar as despesas fixas, a época vivida é de reinvenção e adaptação. 

Autor: Ana Klerk

Topo