Plátano do Rossio é a árvore do ano

 

O Plátano do Rossio foi a árvore vencedora do concurso Tree of the Year e será a representante portuguesa no concurso que vai eleger a Árvore europeia de 2021. 

O Plátano do Rossio venceu o concurso em Portugal tendo sido a escolhida entre dez árvores finalistas, com 2401 votos. Na segunda posição ficou a Oliveira de Mouchão e no terceiro posto a Schotia do Jardim Botânico da Ajuda.

O Plátano do Rossio é um  “lugar de encontros e reencontros, ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas. De admirável resiliência, continua a pasmar admiradores, a ouvir desabafos de solitários e a inspirar artistas”, é assim que é descrito pela União da Floresta Mediterrânica que organiza o concurso.

Quem cresceu com o vislumbre desta árvore concorda. Rosa Barreto, residente em Portalegre, diz que conhece o Plátano “desde pequena” e que já passou “uns bons bocados à sombra dele”. Também Isabel Corte Real lembra que “ desde que nasci até hoje, e já lá vão muitos anos, aprendi a olhar para ele com muita admiração”, utilizando-o como mote para alguns dos seus poemas.

No ano de 2019, o Plátano do Rossio, finalizou esta competição em 2º lugar com 2.989 votos. 

 

 

Autor: Lara Pereira

Topo