Nos bastidores das Jornadas, entre nervos e motivação

Neste terceiro dia das XXVI Jornadas da Comunicação realizou-se mais um debate. Instantes antes do seu início, fomos até aos bastidores com o intuito de entender como são os momentos que antecedem o evento e a sua transmissão para a web.

Entrámos na régie, onde a magia acontece, é descrita como um sítio tranquilo por aqueles que lá trabalham. Sara Oliveira, que dias antes foi moderadora, de um dos debates, esteve, desta vez, na realização. “Estive a ajudar o moderador a se acalmar, há mais nervosismo lá em baixo, aqui é um sítio mais relaxante”.

Para o direto funcionar, tem de haver alguém a operar as câmaras, os sentimentos das três alunas, de primeiro ano de Jornalismo e Comunicação, foram idênticos. “Gratidão por ver o resultado de todo o trabalho a ser concretizado, há sempre borboletas na barriga, mas faz parte”, partilhou Rita Nobre.

Os debates não aconteceriam sem convidados e moderador, João Rolo, contou-nos como se sentia instantes antes de tomar o seu lugar na mesa redonda. “Pessoalmente estou muito contente, agradeço o convite, temos um painel com qualidade, penso que vai ser bom”.

O aluno de primeiro ano, também moderador de um debate, Rodrigo Maurício, conversou connosco acerca das emoções que a espera cria nestes momentos. “Fico mais ansioso, mas sem problema, dar os ligeiros ajustes é importante, mas se fizermos com calma tudo correrá pelo melhor”.

Filipe Bernardo, vice-presidente das Jornadas da Comunicação, fez um balanço positivo apesar de algumas condicionantes, como o facto de estar “à espera de uma maior afluência por parte dos alunos, o maior obstáculo é a falta dos mesmos nos debates”.

Inicia-se mais um dia, mas mantêm-se os sentimentos, ansiedade, entusiasmo e principalmente o desejo de que tudo corra pelo melhor.

Autores: Mariana Pinho e Tiago Neves

Topo