Concelho do Gavião considerado de risco elevado

O concelho do Gavião regista atualmente 34 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus e 16 recuperações, segundo a câmara local. O concelho conta atualmente com um único surto ativo localizado no lar da Santa Casa da Misericórdia, mas tendo em conta o aumento de casos, entrou para a lista dos locais de elevado risco de contágio.

Nestes últimos dias têm sido testados para o Sars-Cov-2 funcionários e utentes da instituição, bem como os contatos diretos daqueles que testaram positivo. Foram fornecidos “mais de 250 testes rápidos que permitem monitorizar todos os funcionários à entrada do seu turno”, revela José Pio, Presidente da Câmara Municipal de Gavião (CMG).

Relativamente à expectativa da evolução epidemiológica no concelho o presidente da autarquia revela um sentimento de esperança, “preparamo-nos para o pior esperando o melhor”, disse. Realçando que espera o “aparecimento de uma vacina que nos possa voltar a dar tranquilidade e segurança nos contatos interpessoais”.

No seu relatório habitual a CMG, alerta para o desenvolvimento da pandemia no concelho e para as regras que todos devem seguir. Essas medidas são do conhecimento geral e foram impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS) como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Na primeira vaga o concelho teve nove casos de infeção e na segunda já conta com 41 confirmados o que perfaz um total de 50. 

Com este aumento significativo de novos casos, Gavião passou a integrar a lista de concelhos de risco elevado. Como tal, estão a ser implementadas medidas para além das de âmbito nacional como a proibição de circulação na via pública das 23 às 5 horas da manhã, encerramento de estabelecimentos comerciais às 22 horas, de restauração e equipamentos culturais às 22:30 horas e, por último, a fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório.

Autor: Neuza Gameiro

Topo