Portalegre e a diversidade cultural

Decorre até domingo, dia 14 de abril, a semana da interculturalidade organizada pela Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) Portugal. Sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural é o principal objetivo deste evento. “Valores como a igualdade, o respeito pela diferença, solidariedade e diversidade garantem uma cidadania mais igualitária”, explica a coordenadora do evento, Isabel Lourinho.

A abertura do encontro foi marcada pela inauguração da exposição “Novos Rostos”, nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Esta pretende mostrar alguns dos rostos de refugiados, acolhidos pelo Seminário do Fundão. Paula Pilo, coordenadora da exposição refere: “A questão de diluirmos estas primeiras fotos, tiradas em alto-mar mostram o sofrimento, a tristeza, a fome e o desalento”. Sebastião Salgado, fotógrafo, expõe a sua opinião no IPP: “Estas pessoas não são apenas números, estas pessoas têm um nome e uma história. Tiveram uma casa em tempos. Tiveram uma vida. Hoje são chamados apenas de migrantes”.

Um longo processo de oito meses de acolhimento, imigração e autonomização originou fotografias com “expressões alegres e um brilho nos olhos que transmitem segurança e conforto neste novo lar”, como explica a coordenadora da mostra. Os refugiados que o Seminário do Fundão acolheu, eram provenientes de quatro países, sendo eles Eritreia, Sudão, Iémen e Nigéria.

“O contacto com o primeiro grupo foi aterrorizador, pois não tinha experiência na área, quando os vi pensei, isto é uma multidão, o que é que vou fazer com esta gente toda”, confidencia Isabel Lourinho.

Ao longo do dia houve outras atividades a destacar, entre elas o desfile de trajes tradicionais e uma demonstração de gastronomia: “São elementos culturais, tal como a música”, explica.

A respeito do encontro Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara salientou a adesão por parte da comunidade. “Tivemos bastante adesão, sobre a exposição gostávamos que o interesse das pessoas fosse maior, no entanto, estamos confiantes e esperamos que nos próximos dias possamos contar com mais visitantes”. “É um bom evento para a cidade e que faz ver às mentes mais fechadas um pouco daquilo que se passa fora do nosso país”, conclui.

Até dia 14 de abril decorrem mais atividades, e a exposição “Novos Rostos” está aberta ao público até ao final da semana intercultural.

Autor: Ofélia Lopes

Topo