“O jornalismo local não vale menos que o nacional”, afirmou Tiago Silva

O último debate do primeiro dia das jornadas ficou marcado pela presença de Alberto Castanho, da Tv Guadiana, e Tiago Silva, do jornal Alto Alentejo.  O termo “proximidade” foi utilizado por ambos para demarcar a diferença entre o local e nacional.

O jornalista Tiago Silva sublinhou que atualmente “o panorama é negro e só vamos conseguir contrariar esta tendência com muita ginástica e imaginação”.

Alberto Castanho acrescentou ainda que “as pessoas têm que ser cultivadas. Têm que começar a perceber que muitas vezes os órgãos nacionais e locais transmitem a mesma informação, mas os órgãos locais trabalham essa informação de uma forma mais particularizada”. Afinal, “entre os jornalistas, sejam nacionais ou locais, estamos aqui todos para o mesmo. O jornalismo local não vale menos que o nacional”, referiu Tiago Silva.

No entanto, ambos os jornalistas consideram que o jornalismo local tem um papel relevante na sociedade, e por isso “deverá continuar a crescer tanto a nível local como nacional”.

Autores: Diana Rocha Quintela e Ofélia Lopes

Topo