Novas fronteiras numa área emergente

Quais são as fronteiras do ciberjornalismo? Com esta temática teve início o segundo dia das XXI Jornadas da Comunicação. Para debater este tópico foram convidados Diogo Pereira, autor do website W360, e Isabel Reis, docente da Universidade do Porto.

Os intervenientes apresentaram os trabalhos que realizam nesta área. Diogo Pereira expôs o seu website de viagens, que contém alguns conteúdos jornalísticos. Enquanto Isabel Reis apresentou o Jornalismo Porto Net, um portal criado tanto por alunos como por docentes cujo principal objetivo é funcionar como um laboratório jornalístico que proporcione a realidade prática da futura profissão.

A credibilidade do jornalismo no ambiente online foi assunto recorrente ao longo de uma conversa com cerca de duas horas. Na opinião de Diogo Pereira, o principal problema do jornalismo online é que este “é desvalorizado, porque agora não se tem que pagar por ele”. No seguimento desta temática, Isabel Reis afirmou que “as redes sociais apenas vieram amplificar o problema da credibilidade” mas não são a sua causa.

Na parte final do debate muitas foram as questões colocadas pelo público, sendo os principais temas de discussão o “clickbait”, as “fake news” e os aspetos negativos e positivos das redes sociais na difusão das notícias.

À semelhança do dia anterior, este foi um debate que contou com uma elevada participação por parte da audiência, o que enriqueceu a discussão.

 

Autores: Diogo Santos, Bárbara Pires, Eloísa Dias, Fábio Duarte, Patrícia Lopes e Pedro Luís Silva

Topo