Portalegre assinala centenário da I Grande Guerra

Diversas entidades culturais de Portalegre estão a organizar até 2018 um conjunto de atividades com o propósito de assinalar o centenário da primeira guerra mundial.

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) exibirá dois filmes no âmbito do ciclo de cinema sobre esta temática: já esta noite passa Horizontes de Glória e no dia 30 de novembro A Grande Ilusão.

No Castelo Municipal, os visitantes terão a oportunidade de observar a exposição “O Correio Entre Fronteiras e Trincheiras”, onde é possível conhecer o Serviço Postal de Campanha (SPC) do Corpo Expedicionário Português, que atuou durante a I Guerra Mundial na Flandres.

Já na Biblioteca Municipal está patente uma exposição bibliográfica, na qual estão integradas notícias da Imprensa Local, no período compreendido entre 1914 e 1918. Nestas edições dos jornais locais portalegrenses da época, é fácil encontrar notícias sobre o tema, quer sejam de lamento – no caso da morte de militares – de aviso ou apenas pura informação dos leitores desta região do país.

Para além destes eventos, também foi possível assistir a um ciclo de quatro documentários sobre a I Grande Guerra, sendo que três deles foram produzidos pela BBC com o intuito de explicitar o tema.

 

 

Autor: Daniela Santos Silva

Topo