Marvão valoriza a castanha com Quinzena Gastronómica

Valorizar a castanha, o produto endógeno de Marvão, é o principal objetivo da Quinzena Gastronómica que decorre naquela vila alentejana até domingo e que tem a participação de catorze restaurantes da região. 

O desafio da iniciativa, que decorre em clima de São Martinho, passa pela utilização da castanha em diversos pratos típicos como a sopa de castanha ou o bacalhau frito com xerém e castanhas.

Através da castanha, Marvão desenvolveu vários produtos ligados à gastronomia e não só, como é o caso dos crepes cuja massa é feita com castanha, os licores ou a compota.

 Jorge Rosado, proprietário do restaurante, Varanda do Alentejo em Marvão, adere todos os anos a este evento e acredita que é importante para toda a zona pois atrai mais pessoas a visitar e conhecer o território. O proprietário destaca que “existem muitas quinzenas gastronómicas em todo o país, do azeite, do bacalhau, da caça, mas de facto na da castanha diferencia o nosso produto e torna-nos um destino mais atrativo.”

 

Jorge Rosado, além do seu restaurante, criou recentemente o Gin com essência de castanha denominado, Gin Castanha Dop de Marvão, para honrar este produto endógeno e “dar a conhecer o nosso concelho e acredito que, através da castanha, conseguimos chegar a várias pessoas e suscitar o interesse e que visitem também o concelho.” Este proprietário também faz referência aos residentes em Marvão, pois embora conheçam as diversas tradições sentem vontade de provar e conhecer tudo o que é produzido com a castanha.

 

Vários restaurantes aderiram a esta iniciativa entre eles, O Castelo Café Lounge, O J.J Videira, O Pau de Canela, O Tachinho, O Mil-Homens e o D’Oliveira.

 

Autora: Madalena Batista

Topo