ESECS promove recolha de papéis no âmbito do projeto Eco-Escolas

No âmbito do programa Eco-Escolas está a decorrer durante o primeiro semestre uma campanha de recolha de papeis para reciclagem. O desafio foi lançado a professores, alunos e funcionários da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais para que façam uma seleção de papéis que têm em casa, gabinetes ou nos outros sítios, e depois entreguem na escola.

A campanha agora iniciada é herdeira de uma outra que decorreu em 2012 e que se designava de “Papel por Alimentos”.

A iniciativa deste ano constitui-se como uma das ações programas pela ESECS no contexto do programa Eco-Escolas ao qual o Instituto Politécnico de Portalegre concorre desde o ano passado, tendo as suas quatro escolas recebido a bandeira verde, o que significa que se tratam de estabelecimentos de ensino superior com procedimentos sustentáveis.

Para manter este símbolo, o Instituto Politécnico de Portalegre tem de ser reconhecido como Eco-Escola por quatro anos consecutivos, passando então a ser designado por Eco-Campus.  Se mantiver este reconhecimento durante três anos, passará a ser um Eco-Instituto.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e procura encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

O Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades e fornece formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

 

Autor: Cristiano Craciunel

Topo