Ética como alicerce do Jornalismo

No segundo dia das Jornadas da Comunicação, decorreu, no auditório da ESECS, o debate sobre a Ética no Jornalismo e na Comunicação, que contou com a participação de vários especialistas nesta área.

Estiveram presentes Fernanda Bernardo, professora na Universidade de Coimbra, Eva Mota, freelancer nas áreas de Jornalismo e Comunicação, José Polainas, colaborador da Rádio Portalegre e Patrícia Matos, assessora no Parlamento Europeu e que participou no debate em formato online. O evento teve a moderação de Mariana Gonçalves, aluna do 1º ano de Jornalismo e Comunicação que dinamizou a sessão colocando várias perguntas aos convidados.

Foram discutidas várias questões ligadas à ética sendo do consenso de todos os convidados que é necessário repensar o conceito, visto que vivemos num mundo cada vez mais desumanizado. José Polainas referiu, “Este mundo contemporâneo é estranho. Estamos a atravessar um tempo muito esquisito.”. No geral foram debatidas várias ideias tais como a questão da individualidade e da ética.

Todos os convidados sublinharam que a ética está na base da existência do jornalismo, pois não é possível exercer a profissão sem a ética.

 

Autores: Janete Silva, Madalena Batista e Marta Marques

Topo