A educação é a aposta a fazer para combater a falta de informação

A educação foi considerada uma das causas da falta de informação no nosso país, estando todos os convidados em concordância com esta afirmação debatida esta manhã na XXVI edição das Jornadas da Comunicação no Politécnico de Portalegre.

O debate, subordinado ao tema da falta de informação, foi moderado por Rodrigo Maurício, aluno de 1º ano de Jornalismo e Comunicação. Para participar, foram convidados João Pedro Meira, economista e membro da Juventude Socialista, João Rolo, membro da Juventude Social Democrata, e Rui Lavaredas, jornalista da SIC.

Um dos assuntos centrais discutidos foi a iliteracia no interior do país, acentuando as assimetrias regionais. No litoral há um boom de informação que nem sempre é interpretada de forma correta, tal como defende João Pedro Meira, quando considera que “a educação é a chave” para combater a falta de informação. Já Rui Lavaredas faz um apelo para que os futuros profissionais não se centrem apenas no litoral, pois o jornalismo local e regional é o único veículo de informação para grande parte da população, sobretudo a mais idosa.

Além da questão da educação, foram abordados mais temas, nomeadamente o jornalismo tradicional e o digital. Segundo Rui Lavaredas, o jornalismo tradicional não é substituído pelo digital, “Há espaço para tudo, mas não há tempo para nada”.

As fortes audiências no futebol e a pouca informação em relação à política foi também assunto deste debate. Rui Lavaredas culpa os meios de comunicação social por darem horas de canal ao futebol, pois é o que tem mais audiências e interesse por parte do público-alvo. “Perde-se muito tempo com questões secundárias.”

Amanhã tem lugar, o último debate das Jornadas da Comunicação, cujo tema é, Politécnico a Comunicar.

 

Autores: Cátia Voytovych e Joana Grilo

Topo