Núcleos de Estudantes da AAIPP tomam posse

Os nove núcleos de estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) iniciaram as atividades após as novas direções terem tomado posse na passada segunda-feira, dia 13 de dezembro, no Auditório dos Serviços Centrais. 

Os núcleos são estruturas desenvolvidas apenas por estudantes e têm como objetivo dinamizar os cursos, criar laços entre os alunos e trabalhar em conjunto com a Associação de Estudantes do IPP (AAIPP) em prol de uma comunidade académica unida entre todos os pólos do Instituto. A tomada de posse surge na sequência das eleições realizadas no dia 7 de dezembro, e permite a entrada em funcionamento dos núcleos de Saúde, Gestão, de Marketing,  de Engenharia Informática,  de Serviço Social, de Educação Social, núcleo de Design,  de Jornalismo e Comunicação e o núcleo de Turismo. 

O presidente do IPP, Luís Loures, foi um dos presentes na cerimónia de oficialização dos mandatos e ressalvou a importância de encarar estes desafios com sentido de responsabilidade sendo “algo que numa associação de estudantes é determinante, este espirito de dedicação que é pertencer a este tipo de iniciativas”. 

Também presente na cerimónia, representando os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, João Ferreira ou “Pulga” como é conhecido entre os seus colegas, o novo presidente da Associação Académica, referiu que se trata de um “desafio para todos nós, tanto para nós enquanto associação académica, mas principalmente também para os núcleos porque obviamente são coisas diferentes, mas obviamente que tenho a certeza que todos nós vamos dar o nosso melhor” (ouvir áudio).

 

Todas as licenciaturas e CTeSP da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais ( ESECS) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão ( ESTG) funcionam coligadas à Associação Académica. Deste modo, a AAIPP consegue estabelecer uma relação de proximidade com as dificuldades específicas de cada curso. Estas iniciativas académicas servem para melhorar os programas escolares, criação de novas atividades e a integração dos novos alunos. Assim, todos os estudantes conseguem conhecer de forma mais pormenorizada os colegas do mesmo curso bem como todas as ofertas do curso.

Para João Ferreira “os núcleos foram criados também para terem uma proximidade e também sendo parte de um curso, neste caso nove cursos que temos enquanto núcleos” ( ouvir áudio)

As equipas dos núcleos

Gestão

 

Serviço Social

 

Saúde

 

Engenharia Informática

 

Jornalismo e Comunicação

 

Educação Social

 

Marketing

 

Design

 

Turismo

 

O evento foi aberto a todos os alunos que quisessem assistir à tomada de posse do novo mandato correspondente ao ano de 2021/2022. A sala esteve repleta de alunos de todos os graus académicos, ex-alunos e professores. 

Autor: Nadine Soares

Topo