Associação de Atletismo de Portalegre quer melhores condições

A inexistência de uma pista coberta e de uma zona de lançamento, são dois dos principais impedimentos para os praticantes de atletismo da cidade de Portalegre. Os espaços cedidos pelo município encontram-se incompletos e não reúnem as condições para a realização de eventos e preparação física dos atletas.

Apesar do trabalho realizado pela Associação de Atletismo de Portalegre (AAP) na cidade, as condições atribuídas aos respetivos clubes não são as melhores. Os responsáveis pelo atletismo portalegrense queixam-se das debilidades a vários níveis, como a qualidade do piso, a inexistência de uma pista coberta para que possam treinar protegidos da temperatura exterior, e de uma zona de lançamento. Para além disso, muito do material já se encontra gasto e só existe uma pista para cinco clubes treinarem.

Nuno Preciado, diretor técnico há dois anos da AAP, revela que as condições que os atletas têm para treinar não são as melhores. “A pista poderia ser muito mais completa, esperamos um dia poder ter apoios municipais, porque Portalegre tem cerca de cinco clubes inscritos na associação e só possui uma pista para tantos atletas treinarem”.

Para além da problemática da pista, não existe uma zona de lançamento do peso. Os atletas dizem que necessitam de varas para o salto em altura, uma das modalidades essenciais dentro do atletismo. Consequentemente, não existe uma zona para realizar provas e eventos de grandes dimensões, portanto, cada vez que os atletas participam em alguma prova têm necessariamente de se deslocar a outros pontos do distrito.

Nuno Preciado refere que gostaria “imenso de ter uma pista coberta e que houvesse essa abertura por parte dos municípios, visto que é uma zona na qual chove muito e as condições meteorológicas não são as melhores”. Acrescenta ainda que “precisamos de estagiários de todas as áreas que envolvam tecnologia, marketing ou até comunicação e jornalismo”.

Corta-mato em Marvão

O próximo evento a ter lugar no distrito de Portalegre será o corta-mato distrital, no dia 5 de dezembro, que decorrerá no antigo campo de golfe, em Marvão. Terá início pelas 10h e terminará perto das 13h. O evento engloba todos os escalões, sendo que o mais jovem, os “Benjamins”, receberão, como sempre, uma medalha de participação.

Além disso, os campeonatos mais importantes para o atletismo, são os nacionais jovens, realizados no final da época. Estas competições reúnem os melhores atletas de cada associação e a melhor modalidade da época nos escalões entre os 14 e os 17 anos de idade. Por norma, a AAP é representada por cerca de 30 atletas para competições nacionais deste género. Por fim, o atleta que possuir mais pontos será campeão e estará apto para participar em provas internacionais.

A AAP, nasceu em 1990, é uma associação com cerca de 345 filiados, dos quais 226 são do sexo masculino e 119 são do feminino.

 

Topo