Record de mortes por covid no terceiro dia do Estado de Emergência

Portugal registou nesta quarta-feira 82 mortes por covid-19, o que representa um record desde o início da pandemia. Segundo o relatório diário da DGS, nas últimas 24 horas, o país registou ainda 4935 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Recorde-se que o país está desde segunda-feira, dia 9 de novembro, em Estado de Emergência o que implica, entre outras medidas, o dever de recolhimento em casa entre as 23 horas e as 5 da madrugada e ainda a partir das 13 horas aos fins-de-semana.

Marcelo Rebelo de Sousa declarou na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, um novo Estado de Emergência. A decisão já era esperada desde o início da semana, altura em que o Presidente da República reuniu com António Costa.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa,  o quarto Estado de Emergência no país devido à covid-19, é “muito limitado e largamente preventivo”. Ainda assim, não servirá para “confinamentos compulsivos”, mas sim para prevenir “o crescimento da pandemia e alargar o rastreio”.

Apesar de Portugal já ter 121 concelhos (nos quais Portalegre não está incluído) com restrições apertadas, o estado decretado pelo Presidente da República, “abre a limitação de circulação em certas horas e dias em municípios de mais alto risco”. 

Ainda durante a curta declaração, o Chefe de Estado reforçou o “compromisso de se acelerar, com trabalho e humildade, o investimento na saúde e em particular os seus heroicos profissionais”. Acrescentou ainda que não se pode esquecer nenhum doente: “objetivo deve ser o de tentar garantir a todos eles, covid e não covid, os legítimos direitos à vida e à saúde”.

O último Estado de Emergência decretado no país foi de 18 de abril a 2 de maio. No final de novembro haverá uma reavaliação da situação.

Autor: João Buxo

Topo