Surto em Vila Viçosa continua a preocupar

O número de mortos como consequência do surto de Covid-19 em Vila Viçosa aumentou para seis, de acordo com o relatório da autarquia do passado dia 1 de novembro.

O  concelho regista atualmente um total de 117 casos positivos, 108 dos quais ativos. Ainda segundo o mesmo relatório, o número de recuperados mantém-se nos três. 

A primeira morte ocorreu no dia 23 de outubro quando uma mulher de 86 anos, utente da unidade da Santa Casa da Misericórdia de Bencatel, faleceu no Hospital do Espírito Santo (Évora). No dia 25, a segunda morte foi confirmada, quando um homem de 91 anos padeceu no lar da vila. No dia seguinte, um homem de 90 anos, residente em São Romão (Ciladas), utente do Centro de Dia da freguesia calipolense, morreu vítima do vírus, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.. O quarto óbito é um idoso com cerca de 80 anos que era utente do Centro de Dia de Bencatel e ocorreu no dia 27 de outubro. Já as quinta e sexta mortes registaram-se no dia 29 de outubro e tratam-se de uma idosa de 83 anos que estava internada no Hospital de Évora e de uma outra mulher de 96 anos, também  internada em Évora.

Nos concelhos vizinhos de Vila Viçosa, a situação também é preocupante. Segundo a página do município de Borba na rede social Facebook, o concelho regista atualmente 44 casos ativos. Na página do município de Estremoz, é referido  que o concelho tem 101 casos ativos. Já no concelho de Alandroal, registam-se 4 casos ativos e no Redondo 42 casos ativos.

Os concelhos de Vila Viçosa, Estremoz, Borba e Redondo estão na lista dos 121 municípios que entrarão em estado de emergência a partir do dia 4 de novembro, ou seja cumprem o critério de mais de 240 infetados por 100 mil habitantes. 

 

Autor: Luís Diabão

Topo