CAEP registou número recorde de visitas em 2019

O Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP) registou pela primeira vez este ano um total de 35036 visitantes, afirmou Joaquim Ribeiro, o diretor da instituição.

A aposta em atividades mais diversificadas que envolvem as áreas da dança, teatro e música é o motivo pela qual o número de espetadores e atividades aumentou. “No ano de 2018 tivemos 289 atividades e este ano até ao mês de novembro, já vamos com 300 atividades”, referiu o diretor.

Em 2017, o número de espectadores foi de 33855 e em 2018 de 33343. Em 2019, o número de espetadores ultrapassou os 35 mil, cenário que deixou os responsáveis satisfeitos e com boas expectativas para o próximo ano. “Para 2020 as estatísticas previstas em relação ao ano de 2019 é que os números de visitas e atividades aumentem”, disse Joaquim Ribeiro.

Foram vários os espetáculos que tiveram lotação esgotada. São os casos do JazzFest que conseguiu trazer cerca de 900 pessoas a Portalegre, das quais metade dos espetadores não pertenciam ao distrito. O mesmo aconteceu nos espetáculos de Áurea, dos The Gift e da Orquestra Gulbenkian.

Os humoristas Bruno Nogueira e Rui Sinel De Cordes também contribuíram para encher a sala em 2019. No caso do cinema, o que tem mais procura são os filmes infantis. Tentar trazer os filmes 15 dias após a sua estreia, para além de ser uma das técnicas utilizadas para conseguir manter o efeito de novidade, é também uma forma de atrair público de todas as idades e assim conseguir aumentar o número de visitas.

A organização de festivais por parte das tunas do Instituto Politécnico de Portalegre também contribui para a promoção do centro de espetáculos e para a própria cidade, exemplo disso é a realização de diversas atuações de tunas do país.

João Pedro Leitão, membro da tuna de farmácia da Universidade de Coimbra, afirma que foi a primeira vez que esteve em Portalegre e que “é importante existir um espaço deste calibre, que traga dinamismo à cidade. É um espaço não só de aquisição de conhecimento, mas também dedicado ao lazer”.

Para além de espetáculos de dança, música e teatro, o CAEP costuma ter exposições dedicadas a um determinado tema, o mais recente e visitado foi em homenagem à carreira de Manuela Cassola.

Em 2019, o centro de artes recebeu espetadores do distrito e também muitos vindos de Espanha. Para os visitantes, o CAEP é um espaço importante para a cultura em Portalegre. A estudante Rute Felisberto refere que o centro de artes “trouxe espetáculos que não tínhamos e o cinema fez com que as pessoas se interessassem mais pelas artes e o espetáculo. Acima de tudo, o centro trouxe dinamismo à cidade”. Para Débora Gonçalves o facto de não existir um cinema em Portalegre e “o CAEP transmitir os filmes que passam pouco tempo após a sua estreia, é uma forma de cativar a população seja de que faixa etária for e haver espetáculos que mostrem um pouco da cultura da cidade é bastante positivo”.

Autor: Diana Rocha Quintela

Topo