Portalegre ao som de África

O Dia Mundial da África comemorou-se mais cedo este ano no IPP. A nove dias da data oficial, cerca de de 70 alunos africanos do Instituto Politécnico de Portalegre, juntaram-se para comemorar o dia que os ajuda a sentir mais perto de casa.

Pelas duas horas da tarde foi possível assistir a uma mistura de emoções que se espalhava pelo auditório. A tarde começou com um desfile, ao som de músicas africanas . Com um largo sorriso na cara, os estudantes desfilaram com trajes provenientes de vários países.

Os apresentadores, animados, fizeram perguntas sobre a história de África. Enquanto se preparavam para dançar, alguns alunos recitaram poesia. Toonde Brandão, uma das participantes, afirmou ao JC.Online, que gostou mais de “recitar poesia”.

Teatro, música e poesia tomaram o palco e animaram a tarde. Já mais perto das seis, o cheiro a comida deixou todos com “água na boca”. Vensam Mendes apresentou um prato de peixe. Caldo de Mancarra “é o prato mais caro da Guiné-Bissau”, diz o aluno de Serviço Social. O prato deixou um aroma a amendoim no ar.

Termina, assim, mais um “African Day”, organizado pelos cerca de 20 alunos que representam o núcleo dos estudantes africanos do IPP. Ágata Lavres, estudante de mestrado em educação e produção de crianças e jovens, expõe, com felicidade, que “com estas apresentações, conseguem mostrar um pouco da sua cultura” à comunidade do Instituto Politécnico de Portalegre.

Autor: Marilyne Da Costa

Topo