Workshops animam o coliseu de Elvas

“Constrói e partilha uma aplicação para o teu telemóvel- MIT App Inventor”, “Prevenção da obesidade”, “Prevenção do consumo de tabaco”, “Oficina de expressão dramática/teatro” foram alguns dos workshops dados por alunos e professores do Instituto de Politécnico de Portalegre com o intuito de sensibilizar e de ensinar.

Jorge Machado, professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, refere ao Jc.online que a principal razão do workshop sobre a aplicação de telemóvel é “motivar as pessoas para a programação”. O professor apresentou a tecnologia desenvolvida pelo MIT e pela Google “que permite que qualquer pessoa faça uma aplicação para telemóvel”.

Às 11h30m decorreu um workshop que pretendia alertar os mais jovens sobre a prevenção da obesidade. Os alunos do curso de enfermagem, de 3ºano, explicaram durante a sessão o conceito de obesidade, as doenças que pode causar, o perigo do sedentarismo e as regras para um bom estilo de vida saudável. Rita Brito, aluna responsável pelo mesmo, afirma que “os jovens apesar de alertados para o perigo da obesidade, a alimentação rápida é muito mais acessível”.

Noutra sessão, com muito público na plateia, debateu-se a prevenção do tabagismo e abordaram-se assuntos como os constituintes do tabaco e as suas consequências. João Pedro, aluno no curso de Ciências do Desporto, revela que “os meios de comunicação não são suficientes para apelar ao sentimentalismo, deveriam assim existir mais palestras”.

 

Autores: Mariana Garção, Rilany Wii e Verónica Hilário

Topo