Jornalistas de viagens partilham experiências do mundo

Jorge Montez, Amanda Corrêa e Carolina Valadas, jornalistas convidados neste quarto debate do evento, partilharam experiências e explicaram a importância do jornalismo como elemento divulgador das regiões menos exploradas de Portugal.

Carolina Valadas, jornalista na SIC há 3 anos, é defensora de um ideal de jornalismo de viagens baseado na divulgação das regiões menos conhecidas do país. A jornalista afirma que o objetivo é “conseguir divulgar o que não é divulgado”.
Amanda Corrêa, autora da plataforma de jornalismo Vagas pelo mundo e jornalista há 13 anos, defende a mesma visão ao dizer que existe a falta de promoção de algumas cidades e que o papel jornalista de viagens tem um peso acrescido de credibilidade e confiança junto de um leitor que quer receber algo diferente: “Acho que o que falta são políticas públicas para fazer marketing territorial”.

Jorge Montez, o mais experiente dos três jornalistas, referiu: “Podemos passar a vida a viajar dentro de Portugal e ter excelentes experiências”, e elogia a riqueza do nosso país. Há 33 anos no ramo jornalístico, criou o Portugal de Lés a Lés, projeto que visa a promoção do território lusitano.

A gastronomia, as infraestruturas e a hospitalidade do povo português são pontos que Amanda Corrêa considera como elementos diferenciadores de Portugal face a outros países da Europa. Quando escreve, a jornalista afirma que, não só sugere pontos turísticos importantes, como também informa os leitores de como se ambientar na cidade que visita.
Contudo, Jorge Montez discorda desta opinião afirmando que quando não tem uma experiência positiva, simplesmente não publica o assunto.

Carolina Valadas salienta o facto de ter de se “arranjar forma de contornar a publicidade” e ir trabalhar histórias que mostrem às pessoas a verdadeira essência de um local.

Diogo Mendes, aluno do 2º Ano do curso de Turismo confessa que já não é a primeira vez que assiste a este evento da ESECS e explica que embora “alguns temas não sejam muito relevantes” para a sua área, mostrou particular interesse neste debate.

“Tendo em conta que o assunto debatido era alusivo a viagens, algo com o qual me identifico. Achei bastante interessante a forma como os convidados falaram, não só sobre as viagens como as perspetivas futuras deste género de jornalismo” – comentou Ofélia Lopes, aluna do 1º Ano do curso de Jornalismo e Comunicação e membro do grupo que promoveu este debate.

 

Autores: Mariana Cortez e Margarida Batista

Topo