Cuidado com as dietas!

Zélia Santos, dietista, é apologista da independência dos profissionais face aos interesses económicos. Referindo-se a um possível aproveitamento por parte de algumas marcas de suplementos alimentares, a profissional defende que “o bom senso e a responsabilidade para com o código deontológico da profissão, devem ser essenciais em qualquer diagnóstico, ou forma de comunicação.“

Zélia Santos acredita que o impacto das redes socias na partilha de informação revolucionou por completo o preâmbulo alimentar: ”Os jovens vivem inundados por informação sobre o seu corpo… E isso nem sempre se reflete na melhor das conclusões”. Segundo Zélia “o excesso de informação, sem credibilidade científica, conduz a um sentimento de autossuficiência por parte das massas, que recorrem a dietas e a suplementos alimentares sem supervisão”.

A especialista enfatiza ainda a necessidade drástica de mudança, pressagiando uma futura crise alimentar. E responsabiliza os grandes grupos económicos, de índole alimentar, e a sua falta de responsabilidade para com a população.

Em jeito provocação à classe a dietista convida os jornalistas a desenvolverem mais notícias sobre o tema da alimentação, promovendo assim com informação, um estilo de vida mais sustentável e equilibrado para a comunidade.

Zélia Santos é profissional na área da nutrição e é a atual responsável pelo departamento de nutricionismo, do hospital Egas Moniz de Lisboa. A especialista é doutorada em saúde internacional. No seu curriculum consta também um mestrado em gestão dos serviços de saúde, e uma licenciatura em diatética e nutrição.

 

Autores: Tomás Guerreiro e Júlia Zampieri

Topo