Eleições para a associação de estudantes com forte abstenção

Mais de metade dos alunos inscritos abstiveram-se nas eleições que elegeram Miguel Simões como presidente para a Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre. Dos 1491 estudantes matriculados na ESECS, ESS e ESTG, apenas 682 decidiram votar no passado dia 15 de novembro o que representa uma abstenção de 55%.

A percentagem de abstenção é maior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com 71,9%, seguindo-se a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais com 48,6%. A Escola Superior de Saúde foi onde se registou a menor percentagem com 33,4%. O total de votos brancos nas três escolas é 51 e de nulos 48.

Para Ana Bengala, aluna de 2º ano da licenciatura em Educação Básica na ESECS “é frustrante para ambas as listas saber que poucos alunos votaram porque, no fundo, estamos a eleger aqueles que vão dar voz a todos os estudantes do IPP”. Já Joaquim Godinho, aluno de 3º ano da licenciatura em Enfermagem na ESS, sublinha que “nas listas não havia quem puxasse interesse ao voto e que salvaguardasse os interesses da Escola de Saúde, como noutros anos e talvez por isso tenha havido menos gente a votar”.

Filipe Orvalho, aluno de 3º ano da licenciatura em Gestão na ESTG afirma que “existe uma tremenda falta de conhecimento acerca da Associação Académica e que devia ser obrigatório todos votarem pois é uma associação para todos, para usufruirmos dela de todas as maneiras possíveis, académicas, financeiras ou mesmo pessoais”. O estudante referiu ainda que entende “que existam alunos não interessados, mas como solução podiam entregar votos em branco”.

Miguel Simões toma posse amanhã como presidente da Associação de Estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre.




Autor: Laureana Rocha

Topo