A importância do estágio para o mercado de trabalho

“A vida profissional é de certa forma a extensão da vida de estudante” disse Cátia Alves, na apresentação do workshop “Da escola para o trabalho”. A ex-aluna da Escola Secundária de São Lourenço, do curso Técnico Auxiliar de Saúde, contou o seu testemunho juntamente com dois antigos colegas que estão atualmente no mercado de trabalho.

Com uma plateia bem composta, os diferentes alunos explicaram as dificuldades que sentiram quando finalizaram o 9ºano e estavam sem ideias para seguir em frente “Cheguei ao 9ºano e não sabia bem o que queria para a minha vida. No início, quando entrei no curso profissional, andei um pouco às aranhas, mas depois adaptei-me bem.” disse André Crespo. O aluno referiu também que “o estágio é muito importante neste curso e é fundamental ser durante os três anos e não só durante o 12ºano.”

David Lafuste, atualmente a trabalhar na Clínica de Santa Beatriz, diz que “no inicio do estágio foi complicado pois ninguém nos queria ensinar, mas depois começámos a aprender.” Cátia Alves, trabalhadora do Centro Infantil de São Lourenço diz que “não notei grande diferença do estágio para o trabalho pois já ia com bastante vontade para trabalhar”.

Já na reta final da sessão, a jovem trabalhadora aconselhou os alunos presentes a terem mente aberta para novas aventuras, procurando dar sempre o melhor deles.

 

Autor: Rafael Domingues

Topo