XXI Jornadas da Comunicação: “após 21 anos continuam vivas”

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais iniciou, esta terça-feira, as XXI Jornadas da Comunicação. O tema deste ano centra-se nos “novos média” e traz a Portalegre académicos e profissionais para partilhar os seus conhecimentos e experiências. Após 21 edições, o evento, organizado por alunos, continua a estimular o debate e a reflexão em torno das temáticas das ciências da comunicação e dos média.

XXI Jornadas da Comunicação: “após 21 anos continuam vivas”

Todos os oradores da sessão de abertura sublinharam a importância das Jornadas considerando que “o evento é um dos principais momentos que valoriza o curso de jornalismo e comunicação”, afirmou o diretor do curso Luís Bonixe.

A Presidente da Comissão Organizadora, Rute Azevedo, salientou a importância da relação de fraternidade entre alunos e professores e contou algumas experiências de vida na licenciatura. O mesmo foi referido pelo Presidente do IPPortalegre, Joaquim Mourato, que acrescentou ainda que “as jornadas são exemplo que devemos proteger, pois nasce dos estudantes. Isso nos devemos estimular o mais possível.”

XXI Jornadas da Comunicação: “após 21 anos continuam vivas”

Após a atuação do grupo “Tuninfas”, deu-se início ao primeiro debate com o painel de profissionais de Comunicação, onde foi discutido o tema “Reputação Organizacional: Imagem VS. Identidade”.

Os convidados Marta Lopes, Ricardo Costa e Sérgio Maria, das empresas JP Ramos Vinhos, Vale da Rosa e A Matos Car, respetivamente, começaram por apresentar o historial das organizações que representam e sublinharam também como o trabalho é feito ao nível da Comunicação.

Durante o debate e através das questões levantadas pelo público, a discussão centrou-se na importância da imagem de uma marca e do papel do consumidor no processo comunicacional.

A partir deste debate foi possível aos participantes ficar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido ao nível da comunicação em contexto empresarial.

 

Autor: Diogo Santos, Eloísa Dias, Patrícia Lopes, Rui Alves, Ana Machado, Fábio Duarte, Pedro Luís Silva e Bárbara Pires

Topo