APPACDM quer empregabilidade para pessoas com deficiência

A empregabilidade para pessoas com algum tipo de incapacidade foi o tema central da “1ª Semana da Inclusão”, organizada pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Esta iniciativa da APPACDM de Portalegre, que culminou com o celebrar do dia internacional da pessoa com deficiência, a 3 de dezembro, consistiu na elaboração de diversas atividades conjuntas entre cidadãos com deficiência e alunos de diversas escolas e instituições do distrito.

Liliana Gonçalves, diretora técnica da associação, refere que “o dia 3 de dezembro é um dia bastante simbólico, mas a inclusão faz-se todos os dias ao longo do ano. Iniciativas como esta são bastante importantes para alertar a comunidade em relação à inclusão das pessoas com deficiência e principalmente em relação à empregabilidade destas pessoas, que é possível”.

Os alunos do curso de Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) distribuíram-se por vários ateliês de pintura e trabalhos manuais, no Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM, onde ensinaram, aprenderam e também se deram conta dos talentos de muitos dos cidadãos com deficiência que estiveram presentes. Estes mesmos cidadãos visitaram também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPP, onde se encontraram com os alunos do curso de Design de Comunicação para uma aula de desenho, como preparação para o “Mural da Inclusão”, que irá ser pintado no bairro das Carvalhinhas, em Portalegre.

Para além da ESECS e da ESTG, participaram nesta iniciativa a Escola José Régio, a Escola do 1º ciclo do Atalaião, a Escola de Hotelaria e Turismo e ainda outras escolas e instituições dos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Crato.

 

Autor: Pedro Bragança

Topo