Banco Alimentar de Portalegre recolhe cerca de 19 mil bens alimentares em dezembro

Segundo dados fornecidos pelo Banco Alimentar de Portalegre, a ação de recolha de alimentos realizada no início de dezembro foi ligeiramente inferior à de maio. De acordo com a instituição, na primeira ação foram recolhidos 19 902 alimentos, enquanto que este mês se atingiu 19 451 bens alimentares. São números ainda provisórios, uma vez que falta apurar o que foi recolhido em Arronches e Marvão.

O Banco Alimentar tem por norma realizar duas ações anuais junto dos supermercados para recolher o máximo de alimentos para os mais necessitados. São dois momentos no ano em que os portugueses são chamados a ajudar quem mais precisa. Durante o fim-de-semana de 3 e 4 de dezembro, vários voluntários do Banco Alimentar estiveram nos supermercados a apelar à contribuição de alimentos. Para aqueles que não tiveram possibilidade de se dirigir a algum supermercado do distrito no passado fim-de-semana, ainda é possível contribuírem online em www.alimentestaideia.pt ou na campanha “Ajuda Vale” em supermercados até ao dia 11 de dezembro.

Desde 2010 já foram ajudadas cerca de cinco mil pessoas, embora seja de registar a existência de oscilações de ano para ano, como se observa na infografia.

Os dados referentes a 2016 ainda não estão todos apurados.

O Banco Alimentar do distrito de Portalegre recebe também o apoio de empresas e particulares da região através da contribuição com bens alimentares. São os Bancos Alimentares que tratam da recolha e encaminhamento dos produtos alimentares, da sua tiragem, armazenagem e controlo de qualidade. Para além destas duas iniciativas anuais, esta instituição, ao longo de todo o ano, também abastece estabelecimentos de solidariedade que atuam em Portugal.

 

Autor: Catarina Belinho

Topo