Negócios, engenheiros e mascotes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo trouxe consigo a mascote utilizada na Rede de Percursos em Natureza com crianças. Alquis, como é conhecida, tem o propósito de criar maior interacção com o público. Ao longo do dia, Alquis passeou pelo espaço alegrando miúdos e graúdos, pois apesar de não falar não se deixou passar despercebida.

A Alquis por ali andou todo o dia, visitando os vários espaços do certame, mesmo aqueles menos prováveis de encontrar. É o caso de um expositor de bebidas espirituosas, no qual se apresenta a bebida mais in do momento: o gin. Mas ao contrário do que se poderia pensar, o intuito não é o de degustar. Luís Ferreira, um dos sócios e criador do projecto Gin Friends, explica que a presença do stand nesta feira dedicada aos estudantes passa por “incentivar os visitantes a arriscar e a criar projectos inovadores”. Esta recente aposta, com apenas um ano, tem tido uma grande afluência por parte do público presente no evento.

Pelo contrário, a banca de Paula Barreiros, proprietária do Dom Crepe, tem recebido pouca atenção. Em declarações prestadas ao JC.Online, a empresária, admite que tem estado “muito fraquinho” devido à falta de dinheiro por parte dos estudantes.

Num outro ponto do pavilhão existe um expositor pertencente à Ordem dos Engenheiros da Região Sul. Luísa Passos é administrativa nesta estrutura profissional e explicou que está a divulgar e a esclarecer dúvidas aos que por ali passam. Quando questionada sobre a presença na Enove, Luísa Passos, respondeu que servia maioritariamente “para apresentar a Ordem e a sua estrutura aos estudantes que pretendam seguir a área das engenharias. As visitas a este espaço são significativas demonstrando a curiosidade dos jovens em saber o que é necessário para se inscreverem e quais as condições e os custos”.

Quanto aos estudantes, João Conceição, aluno do curso profissional de informática da Escola Secundária de Estremoz, destaca a importância desta feira para quem tem dúvidas em escolher o que fazer no futuro. “Tem muitas possibilidades, vemos aqui os cursos que podemos seguir depois de acabarmos o secundário”, refere o aluno que acrescenta que é importante a adesão das escolas secundárias a este evento pois “está aqui um pouco do nosso futuro”.

Autores: Sara Cruz e Inês Costa

Topo