A aposta do Politécnico de Portalegre nas estratégias de comunicação

A estratégia de comunicação do Politécnico de Portalegre tem vindo a melhorar ao longo dos anos, esta foi a principal conclusão a que chegaram os oradores no debate da manhã do quarto dia da XXVI edição das Jornadas da comunicação.

O debate, subordinado ao tema “Politécnico a Comunicar” teve a participação de Vera Barradas, professora do IPP e Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional, Diogo Aragonez, colaborador da divulgação de projetos do IPP, Maria José Quarenta, do gabinete de comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), João Ferreira, presidente da AAIPP, Ilda Almeida, do departamento de comunicação da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) e Rodrigo Palmeirão, representante do núcleo de JC.

Durante o debate, foi sublinhada a aposta cada vez maior do Politécnico nas redes sociais, no site e na presença em eventos como a Futurália. Um dos projetos de comunicação do Politécnico passa pelo Inspiring Future. Diogo Aragonez apresentou o projeto Inspiring Future que é uma das melhorias nas estratégias de comunicação do politécnico de Portalegre. O projeto consiste em apresentar nas escolas secundárias portuguesas e as ofertas formativas do politécnico, para ajudar os jovens estudantes na sua futura escolha académica e profissional. João ferreira sobre este mesmo assunto disse ainda que “ao comunicarmos com os outros temos a oportunidade de mudar vidas”. Porem Maria José Quarenta, do gabinete de comunicação da ESECS referiu que “o projeto não é barato e tem custos elevados, mas é uma aposta ganha estarmos neste projeto.”

No debate foram abordados temas como a comunicação durante a pandemia e os projetos de comunicação do politécnico. Todos os convidados estiveram de acordo que durante a pandemia foi necessário adaptarem-se assim como modificar a maneira de comunicar. “No que toca à comunicação foi também preciso reinventar, é o que temos de fazer para combater a ausência física”, referiu João Ferreira, presidente do AAIPP.

A proximidade foi também um assunto discutido neste debate. “O que de nós temos de melhor no Politécnico é a proximidade. E o mais importante é seguirmos a nossa verdade e mantermos a nossa identidade” referiu Vera Barradas Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional. A professora referiu ainda “que o politécnico comunica a proximidade à distancia. Só por sermos tão próximos é que conseguimos ficar próximos à distância.”

 

Autores: Andreia Rodrigues, Duarte Paulo

Topo