Jornadas da Comunicação vão apostar nas narrativas digitais

“Narrativas Digitais, Multimédia e Dispositivos Móveis” é o tema genérico das Jornadas da Comunicação que vão decorrer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Portalegre entre os próximos dias 23 e 26 de março.

Para Rui Godinho, presidente da comissão organizadora das Jornadas da Comunicação, que são organizadas exclusivamente por estudantes do curso de Jornalismo e Comunicação da ESECS, o tema deste ano faz sentido pela sua atualidade. “Acho que fazia todo o sentido trazer para debate este tema, porque podemos conjugar várias coisas, como os podcast, o jornalismo móvel, a assessoria de imprensa online e o marketing digital”, referiu o aluno.

A edição deste ano foi apresentada em dezembro e contará com seis debates, quatro workshops e dois tributos, distribuídos pelos quatro dias do evento, mais um do que em anos anteriores. Uma das apostas para a XXIV edição é a realização de vários workshops que estão ligados às áreas da produção de audiovisuais, fotojornalismo, educação para a saúde e marketing no turismo, numa tentativa de atrair estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Ricardo Morais e Aline Grupillo, da Universidade da Beira Interior, João Porfírio do Jornal Online, Observador, Fábio Duarte, ex aluno da vertente de comunicação e Lídia Costa do projeto 365 Algarve, são alguns dos nomes já confirmados para as Jornadas de 2020.

Para que estes debates correspondam às expetativas, a colaboração dos alunos é fundamental. “É uma grande responsabilidade ser moderadora este ano e é preciso a colaboração de todos, e a ajuda tem sido bastante”, referiu Sara Rodrigues, uma das alunas que integra a Comissão Organizadora, composta por 37 estudantes. “A gestão do tempo é a maior dificuldade, pois requer muita dedicação e para que tudo corra bem o trabalho em grupo é essencial, pois assim nada era possível”, diz Raquel Marvão, outra das alunas que integra a comissão das jornadas.

As expetativas para março são positivas e segundo a aluna Márcia Santos, os alunos podem esperar por “umas jornadas mais dinâmicas e uma maior interação com o público em comparação ao que tem sido nos anos anteriores”

As jornadas irão ter lugar no auditório da ESECS de 23 a 26 de março.

Autor: Diana Rocha Quintela

Topo