O futuro dos podcasts foi o tema que deu início às Jornadas Dossiês XXIX Jornadas da Comunicação 26 Março, 202526 Março, 2025 A primeira manhã das XXIX Jornadas da Comunicação que decorreu, no auditório Abílio Amiguinho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, teve como tema “A nova era dos podcasts e áudio no jornalismo” e de que forma estes formatos áudio estão a atrair os jovens para novas formas de consumo de informação. O debate, moderado pelo aluno Dinis Bilro, contou com a participação da jornalista da Rádio Renascença, Ana Catarina André, da jornalista da Antena 1, Rita Fernandes, e do músico e podcaster David Antunes. Um dos temas centrais e que reuniu consenso por parte de todos os oradores é que os podcasts têm ganhado bastante público e são uma fonte de informação, sobretudo nos mais jovens. Esta crescente popularidade está também ligada ao impacto dos influencers, que utilizam este formato para chegar ao seu público e transmitir conteúdos sobre os mais variados temas. No entanto, Ana Catarina André chamou a atenção para o facto de existirem diferenças entre conteúdos jornalísticos e não jornalísticos. “Nós jornalistas temos um código deontológico para seguir, mas eles não”, disse a jornalista. Outro dos temas foi o estilo que usam em diversos tipos de programas e como este se deve adaptar a todos os ouvintes bem como aos entrevistados. Todos salientaram a importância da duração que cada formato deve ter para captar a atenção dos ouvintes. Os oradores divergiram nas suas opiniões, sendo que as jornalistas Ana Catarina André e Rita Fernandes consideram que deve existir edição e cuidado com a qualidade sonora. Já David Antunes, não edita o seu podcast: “é tudo natural, por exemplo, ainda no último episódio meti o José Cid a cantar Rui Veloso. Nesse episódio não editei nada, tal como foi, tal como saiu.” O futuro dos podcasts e a relação com a inteligência artificial foram temas presentes no debate. Existem aspetos que auxiliam o trabalho jornalístico, seja na transcrição, na estruturação de ideias ou na procura de informações. “Quem me dera haver um robô a dar as notícias à hora, para eu estar na rua a cobrir outras notícias.”, destacou Rita Fernandes. É uma ferramenta como qualquer outra, mas é preciso “pensamento crítico na sua utilização” disse Ana Catarina André. O debate foi bastante participado, numa conversa dinâmica entre o público e os oradores, e focou-se nas questões de como cativar as pessoas a ouvir podcasts e qual o impacto da inteligência artificial neste formato. Texto: Pedro Nogueira e Tomás Vilhena Fotografia: Marta Borralho Share on Facebook Share Share on TwitterTweet Share on Pinterest Share Share on LinkedIn Share