Publicidade nas plataformas digitais desafia meios clássicos

Na era das tecnologias as marcas enfrentam dificuldades relacionadas com a comunicação. As várias plataformas digitais são fundamentais para chegar a audiências mais abrangentes. Joana Oliveira, representante da Paladin afirmou que “não podemos estar num só sítio, mas sim em vários, o digital é um meio relevante, no entanto, temos de criar uma relação” com o consumidor.

Diana Aguiar, da Olá, realçou que “é necessário estar presente em todos os meios de comunicação, mas a televisão ainda é o meio de excelência. Embora esta rede social seja um meio importante, só representa 20 por cento do nosso investimento”. Exemplo dessa aposta foi o movimento #DizOlá em que os youtubers mais influentes do país se reuniram para explicar em que consistia a campanha, “o que gerou um resultado muito positivo, nunca antes visto”.

Já o representante da Sumol, Bruno Oliveira, assume que o Youtube é importante para a visibilidade da marca, contudo, não pode estar à parte dos restantes meios de comunicação “o Youtube faz parte da rede, não se pode isolar da restante oferta. O uso desta plataforma vai depender da estratégia e do conceito que a marca quer transmitir ao seu público alvo”.

Por sua vez, Joana Oliveira, sublinhou que no caso da Paladin, o Youtube funciona como “uma biblioteca”, um local que serve, essencialmente, para armazenar os vídeos publicitários. “No caso do budget de uma campanha da marca, a aposta nesta plataforma corresponde a 6 por cento”.

Hoje em dia, o digital assume uma posição de destaque, mas também levanta algumas questões negativas. No caso do Facebook, Bruno Oliveira chegou mesmo a afirmar que esta rede social está a perder credibilidade, visto que os utilizadores passaram a utilizar comentários menos positivos na tentativa de denegrir a imagem das marcas. “As redes sociais amplificam tudo o que há de bom sobre uma marca, mas também tudo o que há de mau”, reforçou Diana Aguiar.

No que respeita à publicidade, o meio digital tem vindo a assumir uma maior importância para as marcas, porém, são os meios tradicionais que continuam a conquistar pontos.

 

Autores: Ana Machado, Maria Nogueira

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