Terminou o primeiro ciclo das noites de cinema no Politécnico de Portalegre

A iniciativa, que já dura desde 2008, esteve dois anos parada devido à pandemia. Regressou em novembro com um ciclo sobre jornalismo

Com a projeção do último dos três filmes de jornalismo chegou ao fim o primeiro ciclo das noites de cinema que esteve em exibição no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais ao durante o mês de novembro no âmbito do Clube de Cinema.

A iniciativa acontece desde 2008 pelas mãos do professor Luís Cardoso com o objetivo de envolver os alunos em atividades relacionadas com cinema, desde a exibição de filmes à realização de palestras e concursos. Porém, durante os anos pandémicos sofreu, como tantas outras coisas, uma pausa inesperada, no entanto “agora passado o período responsável pelo interregno das atividades, estão finalmente reunidas condições para retomar os ciclos de cinema”, referiu Luís Cardoso.

A programação de novembro deste primeiro ciclo foi composta por três filmes sobre jornalismo, “Os Homens do Presidente”, “Caso Spotlight” e “O Campo da Morte” dada a ligação do docente como professor de cinema do curso de Jornalismo e Comunicação. “Criando o hábito de termos mais uma vez cinema às quartas à noite aqui na escola, acredito que possamos ter uma comunidade de cinéfilos a crescer ao longo do semestre e correndo tudo pelo melhor ao longo do próximo ano letivo”, comenta Luís Cardoso que pretende juntar nesta iniciativa alunos de todos os cursos da ESECS.

Quanto à adesão, o professor constata que os espectadores são maioritariamente alunos das unidades curriculares de Cinema I, II e III mas, após uma maior divulgação e hábito dos alunos, no futuro o número de espectadores irá ser maior e mais alunos que partilhem o gosto pelo cinema se irão juntar às atividades, acredita Luís Cardoso.

O feedback recebido pelos alunos, tanto quanto à iniciativa como quanto aos filmes é unânime, todos apreciam o esforço do professor e as escolhas têm sido certeiras, sustenta Inês Henriques, aluna de 1º ano de Licenciatura de Educação Básica, dizendo que espera “que para o [próximo] mês o ciclo de filmes seja tão bom como este”.

No futuro, o docente compromete-se a dar continuidade às noites de cinema durante todo o ano letivo, reforçando a ideia da iniciativa ser “uma excelente oportunidade para ver bom cinema” e estende novamente o convite a todos os alunos que tenham interesse.

  • Campos de Morte
  • Caso Spotlight
  • Homens do Presidente

Autor: Vanessa Ferreira

Topo