Conferência digital encerra comemorações dos 25 anos de Jornalismo e Comunicação e Turismo

“Comunicar o Turismo em tempo da Covid” é o mote para a conversa que será transmitida por Zoom a partir das 10h30 de sexta-feira, dia 28. Uma conferência digital que encerra as comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo e Comunicação e de Turismo.         

“Achamos por bem fechar o ano comemorativo mostrando que a vontade era grande, e  continua a ser enorme e, por isso mesmo, estamos a tentar fechar com algumas temáticas que vem a propósito e que também nos lesaram um pouco”, são as palavras da coordenadora do curso de Turismo, Elisabete Rodrigues.

As atividades e eventos já planeados para o segundo semestre não se realizaram devido à pandemia COVID-19. “Tivemos de deixar o programa de comemorações a meio, ou se calhar nem isso, tivemos de abandonar um conjunto de iniciativas já previstas, algumas delas já com convidados confirmados, com trabalho feito” – admite o professor Luís Bonixe, coordenador do curso de Jornalismo e Comunicação. “Mas achamos que, de alguma maneira, fazia sentido, encerrar o ano e não deixar isto, digamos “pendurado”, sem que tivesse um fim definido”, acrescenta. Pelo lado de turismo, a docente afirma que “alguns eventos eram um pouco difíceis de se fazer por videoconferência” e acabaram por ser anulados.

Os convidados para este debate final, Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, Joana Petiz, sub-diretora do Dinheiro Vivo  e Ana Serafim, responsável pela comunicação dos Hoteis Vila-Galé, terão o Alentejo como ponto de partida para uma conversa  sobre a forma como a região menos afetada pela doença tem sido comunicada, no contexto nacional.

“O turismo não vai acabar. As pessoas pensam que o turismo vai acabar porque toda a gente vai ter receio de viajar, mas no Alentejo já existem muitos estabelecimentos de turismo em espaço rural que estão a receber reservas para julho”, afirma a professora de turismo. E Luís Bonixe conclui: “É esta combinação que nós aqui queremos fazer: juntar o papel do jornalismo, o papel dos gabinetes de comunicação na área do turismo e perceber o que resulta aqui em termos de discussão.”

A moderação do debate “O jornalismo, a comunicação e o turismo na pandemia” será feita por Márcia Grilo e Gorete Dinis, professoras da ESECS.

 

Autor: Ana Ventura

Topo