Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho

Quem passa pelo Jardim do Tarro facilmente se apercebe da azáfama para montar tudo a tempo de receber as comemorações oficias do 10 de Junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, que este ano terão lugar em Portalegre.

O jardim está a ser ocupado com os diferentes ramos pertencentes às forças armadas do país que, durante as comemorações, desenvolverão algumas atividades preparadas para a população. Junto ao stand da Marinha, por exemplo, é possível fazer um batismo de mergulho e há ainda uma parede de escalada. Além da Marinha Portuguesa, o jardim acolhe também os fuzileiros.

A Avenida Movimento das Forças Armadas, onde se localiza o jardim do Tarro, está a ser preparada para acolher as comemorações e, por isso, desde ontem que está cortada ao trânsito. Será ali e na Avenida Frei Armador Reis que Marcelo Rebelo de Sousa irá presidir à cerimónia militar, acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Primeiro-Ministro, António Costa e de outras individualidades do governo português.

As comemorações do Dia de Portugal arrancam a 7 de junho e têm como pontos altos a inauguração da recuperação, valorização e ampliação do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, que terá lugar no dia 9 de junho às 15 horas e a cerimónia militar que acontece a 10 de junho pelas 11 horas da manhã.

Para além do discurso do chefe de estado, também o jornalista João Miguel Tavares, oriundo de Portalegre, irá discursar na qualidade de Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações.

A par das figuras do Estado português, as comemorações contarão com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca que seguirá com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa para a Ilha de Santiago, onde decorrerá a segunda parte das comemorações oficiais do 10 de Junho, ao receber um encontro com a Comunidade Portuguesa, na Escola Portuguesa da Praia.

  • Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho - Fotogaleria 5
  • Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho - Fotogaleria 4
  • Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho - Fotogaleria 3
  • Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho - Fotogaleria 2
  • Portalegre prepara-se para as comemorações oficiais do 10 de junho - Fotogaleria 1

Autor: João Buxo

Topo