Saúde mental em destaque no último painel das Jornadas de Serviço Social

Com o objetivo de unir e resolver questões dos estudantes, alunos do 2.º ano da licenciatura em Serviço Social criaram o projeto (A)Para-Quedas. Este foi um dos destaques do último painel das I Jornadas de Serviço Social, cujo foco foi a saúde mental.

O projeto tem como principal objetivo criar um gabinete de prevenção de comportamentos de risco. A ideia é vista com bons olhos por Luísa Panaças, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS): “Há 28 anos que luto por estas causas. Enquanto psicóloga e professora na Escola, acabei por ter de me afastar e criámos o gabinete de apoio psicopedagógico”, acrescentando ainda que “este surgiu de uma ideia como esta – a preocupação em ajudar alunos da ESECS por várias razões.”

Também Sandra Cortes, mestranda em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, apresentou algumas iniciativas, como o projeto Elvas + Saúde, que procura promover estilos de vida saudáveis. Este é aplicado em contextos de intervenção específicos, como no contexto familiar ou escolar. Houve também lugar à apresentação do projeto Famílias + Saúde, Técnico + Saúde, que realizam formações na área e procuram juntar profissionais do ramo, com o objetivo de trocar ideias.

Autores: Alexandre Lambuzana e: Rui Godinho

Topo