Serviço Social motiva reflexão sobre práticas e investigação

Durante o dia 21 e 22 de maio irá decorrer no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais as I Jornadas de Serviço Social sobre “Investigação, Práticas e Formação do Serviço Social na Saúde”. Este é um evento organizado pelo Grupo da Área Científica do Serviço Social e conta com a participação dos estudantes do curso.

A saúde representa uma área fundamental do Serviço Social, e esta primeira edição vai  colocar no centro do debate especialistas convidados, profissionais da área, e discutir os trabalhos desenvolvidos na ESECS no setor fazendo sempre uma ligação com as práticas profissionais. Isabel Muñoz, coordenadora do curso, explica: “É um espaço de reflexão e de debate que incidem sobre o trinômio da construção da profissão de Assistente Social: Investigação, Práticas e Formação”.

As I Jornadas de Serviço Social contam com o contributos dos estudantes, dos docentes, profissionais e investigadores e pretendem afirmar-se como espaço de discussão e reconhecimento da dimensão social do processo de saúde e o papel do serviço social. As jornadas contam ainda com um espaço de  relato de experiências de estágio na perspetiva do estudante estagiário e dos supervisores, tendo em vista uma reflexão partilhada sobre os processos de formação em contexto de trabalho.

A direção de curso começou por realizar anualmente um “Encontro de Estágios” com a duração de um dia e o público alvo eram apenas os professores e alunos. Este ano o curso decidiu alargar o evento de forma a permitir a participação de especialistas e investigadores. “Este ano quisemos abrir as portas aos especialistas e profissionais da área e decidimos alargar o âmbito do evento”, afirma Isabel Muñoz.

Segundo Ana Raquel, aluna de mestrado, “as expectativas estão altas, é importante abordar o serviço social na área da saúde para dar a conhecer o nosso papel e importância nesta área”.

Para que o curso consiga perceber o número de participantes, a sua formação e profissão é necessário que seja feita uma inscrição online facilitando a organização, a logística permitindo assim que se defina o perfil de participantes no evento.

À semelhança de outros eventos realizado na escola, o evento será acompanhado pelo JC Online.

 

Autor: Maria Bôto

Topo