Dia do Turismo leva ESECS “em viagem”

O “Dia do Turismo” decorreu ontem, dia 7,  na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Portalegre. O evento contou com exposições de empresas e destinos turísticos, venda de produtos regionais e palestras sobre instituições turísticas.

Gorete Dinis, sudiretora da licenciatura em Turismo, e uma das organizadoras do evento, explica que se pretende “mostrar as empresas e os produtos de várias regiões, mas também permitir aos alunos um contacto direto com as instituições turísticas”.

Marvão, Portalegre, Monforte, Redondo, Alter do Chão e Óbidos marcaram presença na iniciativa, através da mostra de doces convencionais, salgados, bebidas, peças de artesanato e enchidos típicos de cada região.

Relativamente à organização do evento, Gorete Dinis afirma que “foi difícil obter confirmação da presença das empresas.” E destacou o importante papel dos alunos de Turismo: “Este ano temos mais empresas de turismo, não só do Alentejo, mas também de outras regiões”.

Estudante do segundo ano da licenciatura em Turismo, Isabel Monraia considera que a atividade “é importante porque divulga, promove e dá a conhecer vários produtos de diversas localidades”. Contudo, mostrou-se desiludida pela fraca adesão dos estudantes de outros cursos.

Este ano o naturismo também marcou presença na exposição. Nuno Frade, dono da única empresa que desenvolve esta prática, em Portalegre, descreve o naturismo como sendo “uma prática em harmonia com a natureza, com o respeito pelos outros e com o meio ambiente”.

Nuno Frade acredita que Portugal reúne as condições necessárias para se desenvolverem mais atividades do género. E explica: “Felizmente, nunca senti má vontade por parte das pessoas relativamente ao negócio, mas há sempre quem faça brincadeiras e piadas saudáveis com o assunto.” Em jeito de despedida, Nuno Frade deixa o convite: “Experimentem tirar o fato de banho e dar um mergulho no mar sem roupas, depois deitem-se na toalha a apanhar sol também sem roupas. Vão ver que vão gostar.”

Autor: Sofia Costa

Topo