Deputados europeus em “Diálogo com os cidadãos”

A pouco mais de dois meses das eleições europeias, a Universidade de Évora foi palco da iniciativa “Diálogo com os cidadãos”, promovida pelo centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL).

Mobilizar os cidadãos a votar, nomeadamente os mais jovens, foi o mote para o debate que juntou deputados e cidadãos no passado fim-de-semana. Cada força política deu a conhecer as propostas para o próximo mandato no Parlamento Europeu.

José Calixto, presidente da ADRAL, e um representante da reitoria da Universidade de Évora passaram a mensagem: “é preciso mobilizar os jovens e combater a elevada abstenção”.

Representantes do Bloco de Esquerda (BE), Partido Socialista (PS), CDS-PP, Coligação Democrática Unitária (CDU) e Partido Democrático Republicano (PDR), discutiram diversos temas, como o artigo 13.º, políticas de crescimento económico e os modelos de educação.

Na opinião de Carlos Zorrinho, eurodeputado do PS, estas iniciativas “apelam aos jovens que já estão mobilizados e que levam a que, no fundo, mobilizem outros jovens para fazer a agenda”. Ainda segundo o representante socialista: “Isto acontece porque os jovens não se sentem incluídos nem se reveem nas políticas europeias”. Ricardo Caia, recém-licenciado em Sociologia, concorda com as palavras de Carlos Zorrinho: “Depois de um período de políticas não muito apelativas, os jovens acabaram por se sentir desacreditados em termos europeus. Há cada vez menos, um sentimento de pertença na União Europeia e é importante mudar isso”.

Os perigos da desinformação e da propagação de notícias falsas foram outro dos temas em debate. Sabendo que os média têm a capacidade de influenciar tomadas de decisão, como aconteceu no caso da eleição de Donald Trump ou do Brexit, Carlos Zorrinho sublinha: “É a educação dos cidadãos que pode ajudar a perceber o que é credível ou não”. Lembrando, ainda, que “o papel do jornalismo é essencial, sendo intermediários de verificação da qualidade da informação”.

Na opinião de Ricardo Caia o jornalismo deve “ajudar as pessoas a escrutinar a democracia e o poder político”.

É importante relembrar que as eleições europeias procuram eleger deputados para o Parlamento Europeu, representando várias forças políticas de cada um dos países da UE. Este ano, as eleições europeias estão marcadas, em Portugal, para domingo, dia 26 de maio.

Autor: Rui Godinho

Topo