Comunicação nas autarquias

Mais uma vez a política esteve presente nas Jornadas da Comunicação. O debate envolveu três autarquias: Leontina Sousa representou a câmara Municipal do Seixal; Ana Bicho pela Câmara Municipal de Portalegre; Bento Semedo esteve em representação do gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Nisa.

Todos os convidados referiram que é muito importante o contacto com a população e que atualmente as redes socias são a forma mais eficaz de divulgar a informação. Acrescentaram que além das redes socias também utilizam a publicidade através de cartazes, folhetos, outdoors, jornais e rádio entre outros meios. Leontina Sousa afirmou que é preciso fazer algo diferente pois cada vez mais vivemos numa sociedade massificada e com uma grande competição entre autarquias.

Os convidados apresentaram estratégias que utilizam para divulgar os eventos que realizam nas suas autarquias. Em Portalegre os profissionais tentam interagir na organização dos eventos. Em Nisa uma das estratégias de comunicação é a divulgação do evento de forma antecipada e planeada.

Podemos verificar que todas as autarquias apostam na comunicação com a população. A Câmara Municipal de Portalegre bem como a Câmara Municipal de Nisa referem que um dos grandes desafios da comunicação autárquica é combater o isolamento da população idosa.

 

Autores: Inês Cândido, Laura Sousa, Neuza Gameiro e Rilany Will

Topo