Aluna do IPPortalegre galardoada com prémio AUA

O documentário “Alentejo, precisamos falar de saúde mental” de Júlia Zampieri de Lima, venceu, em Lisboa, o prémio Angelini University Award na categoria de jornalismo.

Júlia Lima, frequentou no ano transato o curso de Jornalismo e Comunicação no IPPortalegre em regime de mobilidade internacional, sendo aluna da Universidade Católica de Campinas em São Paulo, Brasil.

A 9ª edição do prémio Angelini University Award teve como tema “viver com doença mental”, e foi o primeiro ano em que existiu a categoria de jornalismo.

A aluna concorreu com um documentário produzido na Unidade Curricular de Projeto. O trabalho ficou em primeiro lugar do concurso e recebeu um valor monetário de 750€. Como a aluna está no Brasil, o aluno Rui Godinho, do 2º ano do curso de JC, recebeu o prémio: “Foi, acima de tudo, um orgulho enorme. Principalmente porque esta vitória e esta presença acabam por dar mais visibilidade à escola e ao trabalho dos alunos do curso, mas também porque acompanhei o trabalho de perto e sei o quanto a Júlia trabalhou e se esforçou na realização deste projeto.”

Para Júlia Zampieri de Lima “O documentário foi produzido com o principal objetivo de expandir olhares e contribuir para combater o estigma ainda existente na Saúde Mental. Qualquer pessoa que tenha se sentindo ajudada ou acolhida ao assistí-lo, ou qualquer reflexão provada em alguém acerca do tema, já é uma grande recompensa para mim! (…) foi um enorme presente e fez todo esforço valer a pena!”

 

Autor: Rafaela Mendes

Topo