Mural em Portalegre lembra questões de igualdade

O Centro de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCI), em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) deram vida ao projeto #Parar, Pensar, Agir pela Igualdade# com a pintura de um mural em Portalegre para a consciencialização da Igualdade e Cidadania.

“A ideia do mural surgiu na perspetiva de ter a arte como aliada na concretização de processos de sensibilização” disse Célia Lavado, Coordenadora Técnica da ANIMAR, ao JC Online. Estes processos foram iniciados com o público alvo da CERCI, além de outras pessoas da comunidade e das escolas, com o objetivo de estas “se envolverem ativamente na definição do conteúdo do mural e concretizarem-no ajudando na pintura”, explicou a Coordenadora da ANIMAR.

Célia Lavado deixou claro que “o tema tratado é o da Igualdade e não apenas a igualdade de género”, conforme tem surgido nos meios de comunicação. Neste caso são “as questões da inclusão da pessoa portadora de deficiência” que ganharam foco na iniciativa, uma vez que se trata da área de atuação da CERCI.

O mural selecionado, na Rua Martinho de Azevedo Coutinho, foi escolhido pela Câmara Municipal de Portalegre, por estar localizado num local de grande visibilidade e passagem.

Além de crianças e jovens da CERCI, colaboraram também na pintura do desenho concebido pelo coletivo artístico Las Piteadas, o Lar dos Fortios, a Associação Porta Sénior 50, alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Secundária de São Lourenço.

 

 

Autor: Lígia Neves

Topo