Portalegre acolhe Festa Mundial da Animação até sexta-feira

“O som e a música” na animação foi a temática escolhida pela organização da 17ª Festa Mundial da Animação que este ano decorre em Portalegre até ao final desta semana.

Nesse sentido, há um conjunto de atividades, como masterclasses e painéis de discussão, relacionadas com a presença do som, da voz e da música em filmes de animação. A edição deste ano, para além da temática principal, tem como ponto alto a atribuição do Prémio Nacional da Animação (PNA) nas categorias de filmes profissionais, filmes de escolas e filmes de oficinas. Recorde-se que o prémio na categoria de Escola foi ganho em 2017 por um grupo de alunos do IPP.

A Festa Mundial da Animação, que se comemora desde 2002 e pretende assinalar o Dia Mundial da Animação (ouvir áudio: Regina Machado da Casa da Animação), tem um programa que inclui filmes-concerto, apresentação de curtas e longas metragens, seminários, workshops e várias exposições e oficinas para a universidade sénior e para os mais novos.

“Os pontos altos, claro que temos sempre de mencionar os nossos convidados internacionais, como Juan Pablo Zaramella, Norman Roger, Abi Feijó, que passa por ser o nome incontornável no que toca a cinema de animação em Portugal”, referiu Regina Machado, da Casa da Animação, que organiza o evento.

Uma vez que amanhã se comemora o Halloween, a edição deste ano exibirá um filme de terror, para além do “Hotel Transilvânia III” destinado a um público mais jovem. Uma das novidades é que pelo primeiro ano, em todos os dias do evento será exibida uma longa metragem.

A Festa Mundial da Animação decorre pela primeira vez em Portalegre. A escolha do local, referiu Regina Marques, deve-se ao facto de o IPP ser “um dos nossos parceiros de longa data”.

Para além disso, a organizadora refere que um dos objetivos do evento é “levar o cinema de animação para fora dos grandes centros urbanos. O nosso grande intuito é ganhar público. É levar cinema de animação a públicos que nunca viu animação”.

No encerramento da 17º edição será exibido o espetáculo de João Paulo Santos “Contigo” e os filmes premiados em 2018.

 

 

Autor: Sara Rodrigues

Topo