Banco Alimentar surpreende na culinária

Entradas, pratos principais e sobremesas. Foram estes os pratos frios que 120 participantes do Banco Alimentar Contra a Fome tiveram de confecionar esta tarde no 10º Encontro dos Bancos Alimentares Contra a Fome. O desafio teve lugar na Câmara Municipal de Portalegre e contou com a participação de elementos de todo o país. Os elementos dividiram-se em doze grupos e tiveram aproximadamente uma hora para realizar a confeção dos pratos sorteados. Os pratos foram avaliados em três critérios (apresentação, imaginação e sabor) por um júri composto por quatro elementos. “Cada grupo tem de inventar uma receita confecionada sem cozinhar. Os ingredientes têm de ser partilhados e por isso os participantes têm de poupar para que os outros possam usar. No final os alimentos preparados vão ser comidos no almoço do Banco Alimentar”, explicou Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa do Banco Alimentar Contra a Fome, ao JC Online. Quando a prova terminou Isabel Jonet confessou-se surpreendida com “o que as pessoas conseguiram fazer numa hora”.

Após o almoço, na sede do Banco Alimentar de Portalegre foram revelados os vencedores das três categorias: entrada “Patê BA”, prato principal “Wrap Arcos da Amoreira” e sobremesa “Conchinhas de Amor”. “Apesar de ser improvisado, correu muito bem” disse ao JC Online uma das integrantes do grupo vencedor “Wrap Arcos da Amoreira”. “Colocamos coentros já que somos alentejanas, o que dá um toque diferente ao prato”, explicou a mesma. Natália Velez, membro do júri d’ “O Chefe És Tu”, confessou que “não foi difícil votar”. Os vencedores foram premiados com barretes de chefe.

Além dos vencedores do desafio “O Chefe És Tu”, foram anunciados os três vencedores do “Melhor Stand”: Banco Alimentar do Porto, do Oeste e da Terceira.

Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre disse ao JC Online que “a iniciativa deu visibilidade ao Banco Alimentar de Portalegre, aproximou as pessoas e possibilitou a partilha de experiências”. Para a autarca o evento tem vários pontos positivos: “Trouxe dinâmica à cidade a nível económico, uma vez que as pessoas ficaram alojadas em hotéis e pensões e fizeram as refeições em restaurantes locais. Mas é de salientar a partilha e o convívio entre as pessoas”.

 

Autores: Eliane Gomes, Joana Simão, Lígia Neve

Topo