A primeira Grande Guerra nos jornais de Portalegre

Hoje, o dia na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais é de grandes emoções.

Além das Jornadas da Comunicação teve lugar a inauguração da exposição alusiva ao tema “Os Jornais de Portalegre na Primeira Grande Guerra”, cujos responsáveis são Adriana Mello e Nuno Fernandes, professores de Jornalismo na ESECS.

Durante a inauguração, Adriana Mello afirmou que “a exposição reflete as publicações locais de jornais de Portalegre”. Através dos jornais expostos – “A Plebe”, “O Distrito de Portalegre”, “Jornal de Portalegre”, “A Juventude” e “O Independente” – é possível encontrar “histórias interessantes de pessoas de Portalegre que participaram na Grande Guerra” e assim reconstruir um pouco da história deste conflito.

Nuno Fernandes apontou ainda como principal objetivo “trabalhar o passado para compreender o futuro” e “contextualizar uma situação dramática de há cem anos atrás”, através de “jornais que fizeram a história da região de Portalegre”. O professor concluiu que espera que “as pessoas cheguem, parem um bocadinho e sobretudo reflitam.”

Soraia Nóbrega, Presidente das Jornadas da Comunicação, agradeceu a realização da exposição e a colaboração de todos os envolvidos na sua execução.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Autores: Sofia Costa e Mariana Cortez

Topo